• DBUG Telecom

VIA RÁDIO X FIBRA ÓPTICA: QUAL ESCOLHER?




Neste exato momento, você está fazendo uso dela para ler esse texto. Sim, estamos falando da internet, um item muito presente no nosso dia a dia. Mas você já parou para pensar como a internet chega até a sua casa? Hoje nós vamos falar sobre o funcionamento de duas modalidades: a via rádio e fibra óptica. Preparado? Então venha desbravar essa aventura conosco!

INTERNET VIA RÁDIO

Essa é uma modalidade que está ficando para trás, porém, muitas pessoas ainda usam e necessitam dela. A internet via rádio funciona de uma forma muito simples. A provedora de internet escolhe determinada região e instala torres em locais estratégicos que realizam a cobertura naquela área. Após esse procedimento, são instaladas pequenas antenas na casa do cliente interessado e o envio da internet é feito através da troca de sinal entre a torre transmissora e o equipamento receptor. Simples assim! Ainda é uma opção muito comum em regiões rurais ou de difícil acesso.

INTERNET FIBRA ÓPTICA

É considerada um dos melhores tipos de conexão que existe. Ela funciona com cabos muito finos, que possuem espessura similar a de um de cabelo, mas que são muito resistentes. E essa já é a primeira diferença em relação aos fios de cobre, por exemplo, que necessitam de uma espessura muito maior para transmitir uma grande quantidade de dados, por exemplo. E como é feito o envio do sinal ao cliente? A transmissão de dados é feita através de feixes de luz que são transportados através de um cabo conectado no equipamento presente na casa do cliente. Um detalhe importante é que, de acordo com dados publicados no Canal Tech, 99% dos serviços de comunicação são feitos por cabos submarinos espalhados ao redor do mundo. É por isso que, em determinados momentos, um problema lá nos Estados Unidos pode afetar nossa qualidade de conexão aqui no Brasil.


PRÓS E CONTRAS

Agora que nós já falamos brevemente sobre o funcionamento de ambos os tipos, chegou a hora de ver os prós e contras.


DISPONIBILIDADE

E já vamos começar falando sobre algo que interessa todo mundo: a disponibilidade. Atualmente, é mais fácil encontrar provedoras que oferecem internet fibra óptica do que via rádio. Isso porque com a fibra é possível oferecer mais internet e qualidade por preços bem mais acessíveis, o que permite que as empresas consigam atrair e manter mais clientes.

A internet via rádio já entrou em desuso para muitas operadoras, mas algumas delas ainda oferecem o serviço para regiões mais específicas, onde é mais difícil levar a fibra óptica. Porém, a tendência é que, gradativamente, as empresas de internet busquem soluções para levar fibra as regiões mais afastadas, diminuindo ainda mais o uso da internet via rádio.


PREÇO

Outro tópico que interessa muito as pessoas é o preço. No caso da internet fibra óptica é possível oferecer mais internet por um valor mais acessível. Já no caso da via rádio, é muito comum as provedoras cobrarem mais por MB fornecido ao cliente, principalmente por causa dos custos com aparelhos (torres e antenas).


VELOCIDADE

Hora de falar sobre a velocidade! E o vencedor nesse tópico com certeza é a internet fibra óptica. Afinal, o cabo é conectado diretamente ao equipamento e os fios são protegidos por materiais com bastante resistência, o que permite uma entrega mais rápida de dados. Já no caso da internet via rádio, vai ser muito difícil você encontrar uma empresa que oferece mais de 10MB de conexão para planos residenciais. E as que oferecem, geralmente apresentam valores que não cabem no bolso dos compradores. E com pouca conexão, fica muito difícil fazer o download de vídeos e arquivos ou assistir a sua série sem travar.


MANUTENÇÃO

Geralmente, quando bem instaladas, tanto a internet via rádio, quanto a internet fibra óptica tem pouca necessidade de manutenção. Porém, mesmo sendo bem resistente, a internet fibra óptica possui uma desvantagem: os fios podem ser roubados ou sofrer um rompimento devido a um impacto muito forte. Porém, esses são casos isolados que podem ser rapidamente resolvidos pela provedora de internet.


QUAL EU DEVO ESCOLHER?

A resposta é simples: depende! Se você mora em uma cidade ou em um local de fácil acesso, a internet fibra óptica é uma excelente escolha. Mas, se você mora em um local mais afastado e, ainda assim, quer se manter conectado, a via rádio pode ser uma opção viável. O importante é escolher algo que caiba no seu bolso e se adeque a sua realidade.


INTERNET DE QUALIDADE É COM A DBUG TELECOM!

E para encerrar esse texto recheado de dicas, nós ainda temos mais uma: a DBUG Telecom trabalha com internet fibra óptica e, em casos específicos, via rádio também. São cinco opções de planos com condições exclusivas. Quer conhecer? Então, venha conversar conosco! Acesse www.dbugtelecom.com/para-voce e venha saber mais!


DBUG. Paixão em conectar pessoas ;D