• DBUG Telecom

A reunião vai ser onde? As plataformas mais usadas no home office

Ele veio pra ficar? Aparentemente, sim! Estamos falando do home office. A modalidade de trabalho que fazia os empregadores revirarem os olhos no período pré-pandemia, agora passou a ser um modelo definitivo em muitas empresas. Ao menos é o que demonstra a pesquisa feita pelo Instituto Korn Ferry, que aponta que 85% das companhias mantiveram seus colaboradores em casa definitivamente.


Apesar de ser uma excelente notícia, o home office só funciona se você souber usar as ferramentas certas. Uma boa reunião online depende de uma plataforma que te ofereça bons recursos. É por isso que a DBUG separou algumas das ferramentas mais populares para que você possa escolher tranquilamente o que é melhor para sua realidade. Partiu?


Google Meet

Falou em Google, a galera já conhece e confia, né? E o Meet é um dos mais populares por causa da sua praticidade. Em primeiro lugar, é raro quem não tenha uma conta Gmail. Além disso, a plataforma está disponível via aplicativo e pelo próprio site e é gratuita.


Como se não bastasse isso, o Google Meet te permite gravar as reuniões, compartilhar sua tela e encaminhar mensagens de texto. Você também pode pré-agendar suas reuniões pelo Google Agenda e o próprio app gera o link de uma reunião e te avisa com antecedência para você não se atrasar para aquela apresentação de resultados. Com certeza, um queridinho dos amantes do trabalho em casa.


Zoom

Outra ferramenta que se popularizou bastante durante a pandemia foi o Zoom. O aplicativo é muito similar ao Google Meet, mas trabalha com a ideia de anfitrião que controla toda a reunião.


Apesar das funcionalidades serem muito similares, o Zoom possui recursos limitados na versão gratuita. As reuniões duram até 40 minutos e após esse período elas são encerradas automaticamente e um novo link precisa ser gerado. Há uma limitação de participantes também que é 100 pessoas. Já no plano pago, o tempo e participantes passam a ser ilimitados e existem planos profissionais, corporativos e empresariais.


Apesar dos recursos pagos serem muito bons, a versão gratuita já é suficiente para o dia a dia e a limitação de tempo pode ser positiva para sintetizar as reuniões e manter a produtividade dos colaboradores.


Microsoft Teams

O conceito do Microsoft Teams vai um pouco além das plataformas que citamos acima. A intenção é levar o ambiente de trabalho até a tela do seu computador. Oferecido pelo Office 365, o software conta com chats, agenda, compartilhamento de arquivos e, claro, reuniões online.


No espaço disponibilizado pela plataforma, você pode fazer reuniões com até 250 pessoas e consegue utilizar a versão web, além de baixar o software para o seu computador. Além disso, também é possível realizar o download do app em seu smartphone. Assim como o Meet, o Microsoft Teams te permite criar reuniões instantâneas ou agendar conforme a necessidade.


Bitrix24

Se você achou o Microsoft Teams uma plataforma completa, espere para conhecer o Bitrix24. O objetivo da ferramenta é reunir tudo, absolutamente TUDO, o que sua empresa precisa para desenvolver e monitorar seu trabalho. No Bitrix24 você pode planejar e distribuir tarefas, utilizar recursos de CRM, monitorar o desempenho de colaboradores e muito mais.


E é claro que um dos recursos disponíveis é o de reuniões online. Você pode se conectar com qualquer membro da sua empresa e fazer uma chamada de vídeo em HD. Dentro do ambiente, é possível compartilhar a tela, usar o recurso de bate-papo e encaminhar documentos.


Agora vamos falar sobre dinheiro. O Bitrix24 é pago e os preços variam de R$ 199 a R$ 799 por mês. O valor pode parecer salgado, mas é porque a ferramenta é pensada para realidades empresariais. Além disso, o número de usuários no plano Professional é ilimitado, então, você pode adicionar todos os colaboradores na plataforma sem preocupações.


Chegou a hora de você tomar sua decisão!

E aí? Qual delas mais chamou sua atenção? Independentemente da sua escolha, você vai precisar de internet de qualidade para se conectar com seus colaboradores. Afinal, de nada adianta a melhor ferramenta em uma conexão que não funciona.


Então se liga na hashtag: #vempraDBUG! Converse conosco pelo WhatsApp (42) 3252-8383 ou pela Central de Atendimento 0800 880 3284 e conheça nossos planos e benefícios.


DBUG. Há 20 anos conectando pessoas para um mundo melhor ;D


REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Vitor. O que é e como usar o Google Meet. Olhar Digital, julho/2022. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2022/07/22/tira-duvidas/o-que-e-e-como-usar-o-google-meet/. Acesso em 25 de jul. de 2022.


GLOBAL, GCF. O que é o Zoom e para que serve? Disponível em: https://edu.gcfglobal.org/pt/conhecendo-zoom/o-que-e-e-para-que-serve-o-zoom/1/. Acesso em 25 de jul. de 2022.


HOMEWORK, Redação. Por produtividade, empresas adotam home office permamente. Portal Terra, junho/2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/economia/dinheiro-em-dia/meu-negocio/por-produtividade-empresas-adotam-home-office-permanente,35b7f7384968af9928e5c471c63caa8fyx7qf2hl.html. Acesso em 25 de jul. de 2022.


KOVACS, Leandro. O que é e como funciona o Microsoft Teams? Tecnoblog, julho/2021. Disponível em: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-e-como-funciona-o-microsoft-teams/. Acesso em 25 de jul. de 2022.


SOUZA, Ivan de. Conheça os 9 tipos de software para reuniões online. Rock Content, julho/2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/software-para-reunioes/. Acesso em 25 de jul. de 2022.